Outro livro/Não somos tão light assim

Sorvete é uma daquelas receitas que eu sempre tive curiosidade de fazer, mas imaginava uma infinidade de obstáculos:

"Precisa de máquina"
"Tem que mexer mil vezes"
"Precisa de ingredientes estranhos, goma guar, sei lá"

Não falo aqui dos sorbets ou sorvetes light, como o a base de banana que fizemos outro dia. Falo do sorvete clássico mesmo, a base de muito leite e gemas. Não, não somos tão light assim.

Esta receita é do livro da Paola Carosella, "Todas as sextas". 
Meu exemplar autografado.

A receita, agora que eu a fiz, parece extremamente simples. Leite, creme de leite, gemas, açúcar. (A receita pede tb glucose líquida, que eu substituí por um xarope de água e açúcar reduzido no fogo). Deixa no congelador e mexe de hora em hora.

Eu, não muito esperto, fui fazer a receita no começo da noite, então só misturei 4 vezes antes de ir dormir. Temi que o sorvete viraria uma pedra.

O resultado no dia seguinte foi... impressionante. Delicioso. É um sorvete de creme normal, só que muito mais gostoso. 
Por acaso estávamos comendo de sobremesa do almoço, e tinha aquele café do lado, e veio a ideia... afogatto. O que já estava bom ficou melhor. Divino.

Comentários